Pastorais

Batismo

Explicação: Da Galiléia foi Jesus ao Jordão ter com João, a fim de ser batizado por ele. João recusava-se: "Eu devo ser batizado por ti e tu vens a mim!" Mas Jesus lhe respondeu: "Deixa por agora, pois convém cumpramos a justiça completa." Então João cedeu. Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus. E do céu baixou uma voz: "Eis meu filho muito amado em que ponho minha afeição." Mt 3,13-17

Membros: Coordenador: Diácono José Antônio
Agentes: Ana Maria, Emília, Ari, Simone, Andrea Borges, Gil, Nayara, Neide, Fábiano, Maria da Penha, Marilia e Maria de Fátima.
Obs.: Os coordenadores ficam sentados no mesão que fica em frente ao salão Paroquial.

Como receber o sacramento: Documentos necessários: certidão de nascimento, certidão de batismo dos padrinhos, certidão de casamento (caso os padrinhos sejam casados) e comprovante de residência dos pais.

Preparação para receber o sacramento: Curso para pais e padrinhos. São apenas dois encontros que acontecem numa sexta(20h) e num sábado(15h30min). Dia do Batismo:aos sábados às 10h.

Função dos coordenadores: Realizar inscrições, ministrar o curso e organizar os preparativos antes e após o Batizado.

Como servir na Pastoral: Estar disponível para o Senhor à serviço da comunidade.

Catequese Infantil

Membros:
Coordenadora da Pastoral: Andréa Tomás
Pré- Catecumenato: Vivian e Lorena.
Primeira Etapa: Patrick, Carina, Rita e Vânia.
Segunda Etapa: Mônica e Andrea Azevedo
Adolescentes: Guto e Gabriel Borges.

Como participar: Inscrições para catequese: Procurar coordenação durante os encontros. Documentos necessários: cópia da certidão de nascimento, cópia da certidão de batismo (caso a criança seja batizada) e uma foto 3x4. A catequese infantil acontece aos sábados das 9:00h às 10:30h e das 15:00h às 16:30h, com a participação de 80 crianças. Divididas em três etapas: Pré-catecumenato que são para crianças de 4 a 7 anos. 1ª etapa para faixa etária a partir dos 8 anos. E a 2ª etapa que é a fase final de preparação para o sacramento. O material utilizado é o livro da arquidiocese, a bíblia e material de uso pessoal. Depois que saem das aulas de catequese as crianças participam da Santa Missa ás 17:30h que é feita especialmente para elas. O padre faz a homilia voltada para o público infantil, com uma linguagem adequada aos pequeninos. E são as crianças que fazem as leituras da celebração.

Como servir na Pastoral: É preciso buscar o conhecimento da Doutrina da Igreja e gostar de aprender e ensinar.

Catequese de Adultos

Membros: Catequistas e coordenadores: Antônio, Inês, Neuza e Renato

Como servir: Deve-se ter os sacramentos de Batismo, Eucaristia, Confirmação e Matrimônio (se for casado). A Arquidiocese do Rio de Janeiro oferece cursos de formação para os catequistas.

Como participar: As inscrições são feitas durante os encontros. Documentos necessários: Para batizados solteiros: cópia da certidão de batismo; para batizados casados: cópia da certidão de casamento no civil e declaração de casamento no religioso (se não constar a Igreja na certidão de casamento do civil); não batizados: solteiro faz apenas entrevista e casados cópia da certidão de casamento e entrevista.

Horários: Os encontros acontecem às terças-feiras às 19h ou quatas-feiras às 19:00h. Os catequizandos escolhem o melhor horário para participarem e, em caso de falta, podem repor o assunto no encontro seguinte. Funções dos catequistas: Preparar para os sacramentos da Iniciação Cristã, como também ajudar a todo àquele que queira dar razão da sua fé no conhecimento da Verdade.

Tempo: A preparação dura cerca de 12 meses.
"É preciso que Ele cresça e eu diminua" (Jo 3, 30).

MESC (Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão)

Quem somos: A principal função do Ministro é dar assistência aos enfermos. Além de ajudar na santa missa. Quem escolhe o ministro é o Padre. A preparação é feita através de um curso.

Membros: Coordenador: Sérgio Alves. Ministros: Adalmir Fernandes, Almir Félix, Ana Claudia, Andréa Tomaz, Antônio dos Santos, Bruno Eric, Carlos Renato, Creuza Medeiros, Crezolídia Gomes, Emília Muniz, Fábio Menezes, Gilda Maria, Helio dos Santos, Inês Terezinha, Jocinei Pereira, Ladimir Silvério, Lenilse Flores, Leonardo Ramos, Luciano Baliza, Márcia de Araújo, Maria Letícia, Neuza Maria, Paulo Ivo, Renato Dias, Sebastião Marques, Suely Alves, Tania Maria e Therezinha de Jesus.

Vicentinos (Conferência Vicentina Maria Mãe da Igreja)

Quem somos: A Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) seus membros são conhecidos como Vicentinos, é um movimento católico e internacional, fundado em Paris em 1833 e está em 148 países com 780.000 membros. Esta sociedade se inspira no pensamento desse Santo que prega a justiça e a caridade. É aberta a quem deseja viver a fé no amor e no serviço a seus irmãos. A SSVP ajuda a comunidade de várias formas: Com o contato pessoal, no sentido de aliviar o sofrimento, promover a dignidade e a integridade do homem. Não se limitando a diminuir a miséria, mas também a descobrir e remediar as situações que a geram. A ajuda chega a quem necessita, independentemente de raça, cor, nacionalidade, credo político ou religioso e posição social. Os Vicentinos prestam auxílio a algumas famílias carentes entregando-lhes bolsas de alimentos, roupas, brinquedos para as crianças, dentre outras coisas.

Membros: Presidente: Aparecida Gonçalves, Vice-presidente: Alex de Oliveira Soares, 1ª Secretária: Hellen Leandro Silva Grillo, Tesoureira: Neuza Maria Magalhães Pimentel; Membros: Sebastião Xavier, Aurélio Bezerra Lima, Irene Rodrigues Conceição, Sergio Machado dos Santos; Aspirante: Ingrid Cristina da Silva Araujo;

Doações: Os vicentinos aceitam doações de roupas, calçados, alimentos, etc. Há também uns subscritores que fazem uma doação mensal no qual ajudam a manter no Concelho Central Oeste, Sede em Realengo, a farmácia e o dentista para os Assistidos;

Como servir na pastoral: As reuniões acontecem as quartas-feiras às 20h, é só procurar Aparecida (Cida) ou Alex.

Música

Quem somos: Além de servir a Deus, a música tem como objetivo levar o ouvinte a uma abertura de coração para o louvor e adoração.

Coordenadora: Letícia

Como participar: É preciso sentir-se chamado por Deus e ter compromisso com a conversão e evangelização.

Pascom (Pastoral da comunicação)

Quem somos: A Pastoral da Comunicação (Pascom) é dedicada à integração comunitária e usa os meios de comunicação como jornal, mural digital, informativo impresso, blog, site, programa de rádio, webtv, newsletter, twitter, torpedo de celular e demais ferramentas que permitam a propagação do evangelho. O objetivo é informar sobre as atividades da Igreja para os leigos e também aos que não frequentam a Paróquia.“Ela é o elo entre todos os eventos, pastorais, movimentos, associações, bem como os meios de comunicação – jornais de bairro, rádios comunitárias – que existem fora da comunidade. O objetivo é informar e evangelizar”, explica Silvia Souza, coordenadora geral da Pascom no Vicariato Oeste.

Atividades: Atualmente a Pascom da Paróquia Maria Mãe da Igreja e São Judas Tadeu utiliza os seguintes meios de comunicação: Twitter, facebook, instagram, informativo, webtv, webrádio e site. Também trabalhamos na divulgação de eventos da nossa Paróquia e dos que são promovidos pelas Paróquias da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Coordenação: Rhaiane Sobrinho e Juliana Affonso - Vice.

Membros: Alex, Carol, Clara, Daniel, Fabiane, Gabriela, Julina Oliveira, Leonardo, Mayara, Oseias, Rodrigo, Tayane e Thays.

Preparação da Equipe: Reunir e estudar documentos que falam sobre a comunicação na Igreja; planejar as ações que a equipe pode se responsabilizar e realizar; desenvolver uma espiritualidade do comunicador(a) cristão; Precisamos nos manter animados pela fé e oração. Jesus Cristo é o perfeito comunicador do Pai e nosso modelo.

Como participar: Se você gosta de comunicação, se identificou com o nosso trabalho, sente uma grande vontade de propagar o evangelho, junte-se a nós nessa importante missão. É só procurar um membro da Pastoral.

Apostolado da Oração

Quem somos: Quem somos: O Apostolado da Oração é um caminho à santidade para os cristãos do terceiro milênio, é uma associação de fiéis cujos Estatutos foram aprovados pela Santa Sé no dia 27/3/1968. E tem como objetivo ajudar os cristãos a unir sua oração e sua vida, a oração e missão da Igreja universal. Propõe aos seus associados caminhos e metas apostólicas seguindo as orientações de sua alta direção: Amar a Deus e aos irmãos como o coração de Jesus ama, inspirando-se na Palavra, nas atitudes e nos sentimentos desse coração, manifestados no Evangelho e contemplados na leitura e meditação da Sagrada Escritura, na oração pessoal, nos retiros e exercícios espirituais, nos encontros de formação e nas práticas próprias da Associação. Dedicar atenção especial aos enfermos e aos idosos, não esquecendo que a fé e a justiça andam juntas. Colocar-se como Maria, de coração inteiro e sem reservas, por meio do oferecimento diário a serviço de Jesus Cristo para que venha a nós o seu Reino. O apostolado tem outras metas e caminhos, porém só citamos algumas para que as pessoas conheçam um pouco do que é a Pastoral.

Membros: Presidente: Crezolídia. Vice Presidente: Maria Da Silva. Secretária: Melissa. Tesoureira: Coralia.

Como participar: É só procurar a presidente ou alguma das participantes que usam a fita vermelha na missa. O interessado deve assistir às reuniões que acontecem sempre na primeira sexta-feira do mês às 17:30h e participar da Santa missa.Após 09 sexta feira seguidas de participar das Santa Missa, será consagrado pelo Pe. Cláudio e receberá a fita c/ zelador do Sagrado Coração de Jesus.

Legião de Maria

Quem somos: A Legião de Maria é uma Associação de católicos que com a aprovação da Igreja e direção de Maria Imaculada, medianeira de todas as graças, constituíram-se em Legião para servir na guerra, perpetuamente travada pela Igreja contra o mal que existe no mundo. Os legionários esperam tornar-se dignos da sua excelsa e celeste Rainha, pela sua lealdade, pelas suas virtudes e pela sua coragem. A Legião de Maria tem como fim a glória de Deus, por meio da santificação dos seus membros, pela viação e cooperação ativa, sob a direção da autoridade eclesiástica na obra de Maria e da Igreja.

Membros: Coordenadora: Lenilse Queiroz Flores. Membros: Suely, Silvia, Heloisa, Leda, Guaracy, Ivadete.

Como participar: É só falar com um dos membros. As reuniões acontecem às quartas-feiras às 18h. Todas as pessoas são convidadas a serem legionárias, fiéis seguidoras de Maria e a cumprirem as orações diárias da Catena legionária e do terço Mariano.

Movimento Mãe Rainha

Quem somos: O Movimento da Mãe Rainha consiste em levar a Mãe de Deus aos lares das pessoas que desejam recebê-la. Tudo começou na Alemanha em 1914 com o Padre José Kentenich, o Movimento é chamado de Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt (o nome é devido ao lugar onde se iniciou o movimento). A imagem da Mãe Rainha é levada dentro de uma capela, que a cada dia visita uma família diferente, levando graças e operando milagres nos lares através da intercessão de Nossa Senhora. As próprias pessoas que recebem a capela levam para a próxima casa, e assim por diante. Os trabalhos realizados são: a união entre as famílias, promovendo a oração do terço entre elas, e a participação nas missas. As famílias interessadas em receber a Mãe Rainha devem procurar a coordenação ou a secretaria da Paróquia para agendar dia e horário disponível para receber a Mãe.

Membros: Coordenadora: Therezinha de Jesus Tamiozzo Cantarino / Zeladoras das famílias: Lenilse, Suely e Rita Maria.

Como participar: Procurar a coordenadora Therezinha.

Pastoral da Criança

Quem somos: É um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que tem como base famílias pobres que tenham crianças de 0 à 6 anos e gestantes. É feito um acompanhamento mensal para orientar às mães a importância do pré-natal e amamentação até os 6 meses de vida e sobre os direitos das crianças – ser registrada gratuitamente, ser amamentada, dentre outros. A Pastoral tem como objetivo principal o desenvolvimento integral das crianças, promovendo em função delas, também de sua família e comunidade, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político.

Membros:
Coordenadora:
Lúcia Regina.
Líderes: Selma, Sonia, Vera, Magali, Alessandra Dantas, Neide, Glória, Simone, Alessandra Brito, Fernanda e Marcela.
Apoio: Cida, Sabrina, Fabiana e Adriana.

Como participar: É preciso ser capacitado no guia do Líder pela Pastoral da criança e ter disponibilidade de tempo para desenvolver as atividades de acompanhamento da criança – visita domiciliar, celebração do dia do peso e participação nas reuniões de reflexão e avaliação. Procurar Lúcia.

Como ajudar com doações: Procurar algum membro para saber o que precisa no momento, os donativos vão de alimentos a roupas. Há também a possibilidade de se tornar amigo da Pastoral.

Pastoral da Acolhida

Quem somos: Como Maria foi ao encontro de Isabel e a deixou cheia do Espírito Santo; que nós, membros da Equipe de Acolhimento, possamos transmitir em nosso abraço, sorriso ou olhar, tudo aquilo que procuramos viver: O AMOR DE DEUS! Através da Equipe de Acolhida Deus manifesta a alegria de ter seus filhos em sua Casa

Como participar da pastoral: A Você, que deseja servir em qualquer uma de nossas Missas Dominicais (07h. 9h. 11h. e 19h.) e em nossos encontros paroquiais (Cura pela Palavra, Cerco de Jericó, Novenas...), venha fazer parte deste Grupo, que ainda é muito pequeno para o tamanho do trabalho que Deus quer de nós. Fale com qualquer um de nós da Equipe, durante os horários das Missas. Estamos lhe esperando.

Membros atuais: Servos de Deus que são responsáveis em receber e acomodar os filhos que o próprio Deus recebe em sua Casa, de forma que participem da melhor maneira possível e se sintam acolhidos pelo Amor de Jesus. A Acolhida passa a ser o começo da Celebração pois, desde sua chegada, este filho de Deus sentirá que ali também é sua casa.

Encontro da Equipe: Segunda semana de cada mês ou sempre que acharmos necessário.

Pastoral de Eventos

Quem somos: Somos uma Pastoral criada para dar suporte às atividades paroquiais, tais como: Shows, Festas, Palestras, Retiros, Encontros Ecumênicos, Encontros de formação etc.
Atividade Fixo: Toda segunda terça- feira do mês ( Encontro para Oração). Outros encontros: todas as vezes que há evento programado, quantas vezes houver necessidade. Isto é, nos encontramos com muita frequência, tendo em vista o volume de atividades que nossa paróquia possui.

Membros: Coordenadora: Kátia Nascimento

Como participar: Não há pré- requisito, basta ter disponibilidade e disposição para servir. Procurar a coordenação da pastoral e se colocar à disposição. Em eventos de grande porte, subdividimos o grupo e distribuímos funções. Muitas vezes, contamos também com a ajuda de outras pastorais.

"Assim como o corpo sem a alma é morto, assim também a fé sem obras é morta." (Tiago 2, 26)

Comunidades de Vida Cristã

Quem somos: A sigla significa Comunidades de Vida Cristã. Tratam-se de cristãos leigos que vivem em comunidade a espiritualidade deixada por Santo Inácio de Loyola, também conhecida como espiritualidade inaciana. Santo Inácio foi o fundador da congregação dos jesuítas, que foram muito importantes durante a história do Brasil. Até a década de 60, as CVX chamavam-se Congregações Marianas e sua origem remonta ao século XVI. Hoje as CVX estão em mais de 60 países e no Brasil são encontradas em 15 estados. Aqui no Rio de Janeiro existem várias comunidades. A CVX está presente na paróquia Maria Mãe da Igreja e São Judas Tadeu com a Comunidade CVX Shalom desde 1987, embora tenha havido um grupo anterior na paróquia que remonta ao início dos anos 80. As CVX são grupos de no máximo 10 pessoas que formam uma pequena comunidade e que se reúne periodicamente para partilhar a própria vida cristã de seus membros. Nessa partilha, falamos por exemplo das alegrias e dificuldades de viver o Evangelho no dia-a-dia nos ambientes em que estamos inseridos. Partilhamos ainda sobre como estamos vivendo nosso apostolado individual e comunitário e também sobre os frutos da oração diária, das graças recebidas na vida da Igreja, pelos sacramentos e da vida cotidiana, tudo isso em resposta ao chamado de Cristo. Entre os vários objetivos da CVX, consta o de nos fortalecer em comunidade para viver nosso Batismo de forma coerente, aliando na prática fé e vida, ou seja, reunimos em uma comunidade, pessoas que sentem uma necessidade mais urgente de unir sua vida humana, em todas as suas dimensões, com a plenitude de sua fé cristã. Podemos resumir um tripé no qual a CVX se sustenta:
- Vida Comunitária;
- Espiritualidade;
- Missão.

Membros: Coordenadora: Patrícia Pontes

Assessora: Dilma Beirão

Membros: Conceição Diniz, Dayse Luci, Fabiano Wilson, Patrícia Bezerra, Rosangela Manoel e Alexandre Tenório

Como participar: Procurar algum membro. O estilo de vida da CVX é difundido em encontros de apresentação organizado pela Regional Rio de Janeiro da própria CVX.

Dias e horários: A CVX Shalom da paróquia se reúne quinzenalmente, quase sempre aos domingos a partir das 15h.

Pastoral dos Coroinhas

Quem somos: Ser coroinha é ser sinal de consagração e serviço com verdadeiro amor ao Senhor. Tendo consciência das funções que lhe foram atribuídas para celebrar, acompanhando o sacerdote em direção ao presbitério, dando assistência nos exercícios das funções com verdadeiro compromisso cristão.

Coordenadores: Valdiney e Rosana

Como participar: Crianças a partir dos 7 anos de idade que tenham vontade de servir a Deus com amor, carinho e zelo. Respeitando e observando o chamado de Deus, na vida de cada um.

Duração: O curso acontece uma vez ao ano com duração de 12 semanas.

Grupo de Oração Mensageiros da Paz

Quem somos: Quem somos: O Grupo de Oração é a célula fundamental, expressão máxima e principal da Renovação Carismática Católica. Um movimento que tem como missão propagar e atualizar a cultura de Pentecostes. O Grupo de Oração Mensageiro da Paz acontece às sextas-feiras a partir das 20h e nas terças-feiras nas casas. Com muito louvor, oração e pregação da Palavra de Deus!

Membros: Fabio, Anne, Jean, Lúcia, Marlene, Renato e Leticia

Como participar: Qualquer pessoa pode participar! "Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e verdade, e são esses adoradores que o Pai deseja." Jo 4,23

Cristo Music

Quem somos: O principal objetivo da Cristo Music é evangelizar de um modo diferente, trazendo atrações diferenciadas e fazendo daquele local santo uma verdadeira balada cristã na presença de amigos, de jovens que buscam experiências novas, pois esse lugar vai ferver na presença do amor de Deus.
Isso tudo para mostrar aos jovens que é possível, sim, se divertir sem bebedeiras, drogas e etc. Queremos ser a diferença na sociedade tendo Cristo como centro de nossas vidas e experimentando a verdadeira felicidade, de maneira sadia, segura e descontraída.

Coordenadores: Anderson, Laleska e Mayara.

Como participar: Ter o Sacramento da Crisma, renunciar o pecado, estar em comunhão com Deus, compromisso, responsabilidade e idade mínima 15 anos.

Sacramento da Confirmação (Crisma)

Quem somos: Somos a Pastoral do amadurecimento. A Iniciação Cristã de Jovens e Adultos, tem por finalidade, tornar a vivência de Fé de cada pessoa, uma experiência profunda e convicta nos dogmas da Igreja. Além de enriquecer e consolidar teologicamente, temos por vocação, proporcionar aos nossos filhos uma vivência concreta no que Espírito Santo nos apresenta, e com isso, experimentar de uma forma prática esse crescimento espiritual. Então se você é jovem de corpo, mente ou coração, quer se aprofundar na fé tanto de forma teórica quanto prática, busca ter uma experiência diferente e mais profundo do que você já viveu na Igreja, o Crisma é o seu lugar. Procure a Pastoral no fim das missas e se informe sobre as novas turmas.

Coordenadores: Carol e Bruno.

Como participar: Ter o Sacramento da Crisma, renunciar o pecado, estar em comunhão com Deus, compromisso, responsabilidade e idade mínima 15 anos. Procure algum dos coordenadores domingo 16:30h

Terço dos Homens

Quem somos: O terço dos Homens é uma iniciativa para convocar todos os homens para se aproximar de Nossa Senhora assim estando próximo de nossa Mãe estaremos próximo de Deus. O nosso Objetivo é trazer o máximo de homens possível para rezar o terço, afim de q possam ter o costume de cada dia rezar o terço pedindo intercessão a Nossa Senhora, mãe de Jesus.

Coordenadores: Yago Abs, Daniel Barbosa, Gabriel Barbosa e Gil Cardoso.

Como participar: Todas as quartas-feiras às 20h.

Círculo Bíblico

Quem somos: O principal objetivo do Círculo Bíblico é falar de Deus. Os participantes seguem um roteiro e fazem a leitura da Bíblia, depois há uma partilha em que todos expressam o que entenderam, trocando aprendizados e experiências a partir da vivência de cada um. São feitas também orações e visitas aos doentes e pessoas que se encontram em alguma dificuldade.As reuniões dos grupos acontecem em locais diversos: residências, hospitais, etc.

Membros:
Coordenadora geral: Leila Cristina.

Segue nome dos grupos e nomes das coordenadoras correspondente:
Mensageiro de Cristo: Fátima Lúcia
Caminhando com Jesus e Maria: Sueli
Nossa Senhora da Paz: Coralia
João Pauloll: Maristela
Rosa Mística: Tânia
Madre Tereza de Calcutá: Clara

Como participar: É só escolher um dos grupos e ir aos encontros. Para saber dias e horários em que se reúnem é só falar com as coordenadoras dos grupos.

Perseverança

Quem somos: A catequese de perseverança é o caminho que se faz entre a primeira Eucaristia e o Catecumenato Crismal. A vivência dos encontros consiste na partilha da Palavra de Deus e dos valores cristãos na adolescência, buscando introduzir estes catequizados à prática das virtudes.

Catequista Maria Beatriz.

Como participar: Crianças e adolescentes entre dez e catorze anos participam desta catequese. Encontros todos os domingos às 9h na paróquia.

Associação Obras das Vocações Sacerdotais

Quem somos: A vocação é um mistério que surge no mais íntimo do coração de algumas pessoas e que leva a uma entrega radical a Jesus, O objetivo e rezar pelas vocações sacerdotais e religiosas, principalmente pelos seminários. Ajudar financeiramente e com material ao seminário.

Como participar da pastoral: Qualquer pessoa pode ser membro, voluntario ou simpatizante da O.V.S.

Membros atuais:
Temos oito membros e vários voluntários.

Cerimoniários

Quem somos: Para que uma celebração aconteça com brilho, decoro, simplicidade e ordem, é preciso um Cerimoniário, que a prepare e dirija, em íntima colaboração com as demais pessoas que têm por ofício coordenar as diferentes partes da mesma celebração. O Cerimoniário deve ser um conhecedor da sagrada liturgia, sua história e natureza, suas leis e preceitos. Mas deve, ao mesmo tempo, ser humilde, discreto e zeloso.

Como participar da pastoral: O Padre faz uma seleção dos candidatos e os mesmos passam por um curso que tem a duração determinada pelo Pároco. Após o curso é feita uma prova sobre todo o conhecimento passado no tempo de formação. Por fim, é feita a investidura dos aptos ao serviço de Deus! "O Filho do homem veio não para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para a salvação de todos"  Mt 20, 28.

Membros atuais:
Coordenador Ramon de Souza, Vice Coordenador Daniel Barbosa.

Reunião da Pastoral: Uma vez por mês é feito um encontro de convivência para partilhar da palavra de Deus.

Pastoral dos Leitores

Quem somos: Dentro do conjunto dos ministérios litúrgicos na Igreja, o leitor tem uma importância fundamental, pois ele é incumbido de proclamar para os irmãos reunidos em assembléia litúrgica a Palavra de Deus. Por meio de sua voz, Deus se comunica com seu povo. A função de proclamar a Palavra de Deus na liturgia é central na liturgia cristã, pois, não existe celebração sem a proclamação da Palavra. Por isto, é um verdadeiro ministério, um serviço prestado a toda a comunidade cristã, que se reúne para celebrar o mistério de Cristo, ouvir sua Palavra e partilhar a Eucaristia. Ser leitor na Igreja é um serviço à Palavra de Deus e à comunidade que se reúne em assembléia para celebrar. O leitor é um mediador entre Deus e a comunidade celebrante. Daí a exigência de exercer tal ministério de maneira digna e eficaz, ele é, por assim dizer, a voz de Cristo para a comunidade.

Como participar da pastoral: Todo fiel leigo que goste de ler, tenha boa dicção e queira servir o Nosso Amado Deus através da Liturgia da Palavra. Procurar após a missa das 7h a Coordenadora Magnólia.

Membros atuais:
Coordenadora: Magnólia Proclamadores da Palavra: Alexandre, Ana Maria, Catia, Débora, Dete, Fabiane, Hélio, Inês, José Marcelo, Lucely, Luís Carlos, Magnólia, Mariana Castro, Mariana Lins, Maria José, Marlene, Melissa, Nathália Leal, Nathália Fernandes, Renata, Serginho, Sônia

"Ó Deus todo-poderoso, purificai-me o coração e os lábios para que eu anuncie dignamente o vosso Santo Evangelho."